edital_emc

Publicado Edital para Contratação de Professor Visitante

Edital para Contratação de Professor Visitante

 

 

Defesa de Memorial e Plano de Trabalho
Data:22/11/21
Horário:8h
Link da vídeoconferência: meet.google.com/pxs-ubtb-xyz
 
Sessão Pública - Resultado Preliminar  
Data:29/11/21
Horário:8h
Link da vídeoconferência: meet.google.com/dsx-yfdk-mgt

 

 

Período de inscrição: 09/10/2021 à 22/10/2021 até às 14:00 horas

 

Mais informações podem ser encontradas em: https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/

 

Arquivos relacionados

Plano de trabalho da proposta do Programa  Clique aqui

Edital Específico para Contratação de Professor Visitante Clique aqui

Edital Condições Gerais Professor Visitante Clique aqui

 

 

Principais Informações sobre o Plano de Trabalho do Professor Visitante

 

  • Identificação do Programa de Pós-Graduação proponente; Trata-se de uma proposta conjunta que envolve o Programa de Pós- Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGECON/EECA) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC/EMC).

 

  • Perfil desejado para o Professor a ser contratado conforme as áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa; Mestrado e Doutorado em Engenharia e áreas afins. Atuação e produção científica em CIÊNCIAS DOS DADOS, mais especificamente em INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Espera-se que o professor visitante a ser contratado auxilie os 2 programas (PPGGECON e PPGEEC), ministrando disciplinas conjuntas, orientando discentes e colaborando em projetos de pesquisa. No PPGGECON a atuação ocorrerá, principalmente, nos seguintes Projetos de Pesquisa: i) Modelagem em Diversas Escalas da Geração de Sedimentos em Erosões e o Aporte em Reservatórios de UHEs. Pretende-se aplicar diversas técnicas de inteligência artificial para a interpretação e modelagem de parâmetros de solos relacionados com processos erosivos, viabilizando estudos em maiores escalas. ii) Aplicações da gestão de risco a diferentes processos do ciclo de vida das edificações. Buscam-se técnicas de inteligência artificial e machine learning aplicadas a métodos quantitativos para desenvolvimento de modelos preditivos ou de resposta a cenários de risco, relacionados aos objetivos de produção, financeiros ou mercadológicos de empreendimentos da construção. No PPGEEC a atuação se dará nas seguintes áreas/temas: i) Pesquisa e desenvolvimento de técnicas e algoritmos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina aplicados a problemas de engenharia elétrica e de computação. ii) Pesquisa e Desenvolvimento e uso de metodologias e técnicas computacionais baseadas em IA com o objetivo de solucionar problemas e tarefas complexas para diferentes áreas da engenharia. iii) Pesquisa e Desenvolvimento de técnicas de modelagem e simulação de sistemas, bem como de métodos de otimização de problemas em engenharia elétrica e de computação. Os itens mencionados estão fortemente ligados à Linha de Pesquisa Sistemas Inteligentes e Computação Aplicada do PPGEEC, mas atendem também perfeitamente as outras linhas de pesquisa do PPGEEC.

 

  • Plano de Trabalho pretendido pelo PPG para ser executado pelo Professor contratado, contemplando os benefícios e a inserção coletiva do pesquisador no Programa; O professor visitante irá ministrar duas disciplinas disponibilizadas para os dois Programas, sendo uma de formação básica em Redes Neurais (Disciplina 1) e outra focada na aplicação desse conhecimento nas pesquisas desenvolvidas no Programa (Disciplinas 02), ambas com carga horária de 64, oferecidas como Tópicos Especiais. As disciplinas serão ministradas alternadamente em todo o período que o Professor estiver atuando nos Programas. Dentro do Projeto Modelagem em Diversas Escalas da Geração de Sedimentos em Erosões e o Aporte em Reservatórios de UHEs será desenvolvida uma dissertação de mestrado com o intuito de estabelecer relações entre parâmetros índices e propriedades de solo e seus parâmetros de erodibilidade, por meio de inteligência artificial, na qual o professor terá atuação efetiva. Em relação ao Projeto Aplicações da gestão de risco a diferentes processos do ciclo de vida das edificações, será desenvolvida uma dissertação de mestrado buscando aplicar técnicas de
    machine learning para comparar diferentes modelos preditivos de índices de produtividade de serviços da construção e outra dissertação que buscará propor um sistema de suporte à decisão para a gestão da cadeia de suprimentos na construção, baseada em inteligência artificial para apoio ao processo em Building Information Modelling. O professor visitante poderá coorientar esses trabalhos. Espera-se que o professor visitante possa colaborar também com o Projeto Alocação de Recursos em Redes sem Fio Utilizando Algoritmos Baseados em Aprendizagem de Máquina. Este projeto de pesquisa envolve a proposta de algoritmos e métodos baseados em Inteligência Artificial e relacionados à alocação dinâmica de recursos em redes 5G e Internet das Coisas e à provisão de parâmetros de QoS (Qualidade de Serviço) para redes sem fio. Objetiva-se neste projeto, propor esquemas de alocação e controle de recursos considerando características de redes 5G como ondas milimétricas, MIMO (Multiple-Input Multiple-Output)  Massivo, Beamforming (Conformação de Feixe), diferentes técnicas de modulação, etc. O professor visitante poderá coorientar uma dissertação de mestrado desenvolvida neste projeto. Mais especificamente em relação ao grupo de pesquisa INCOMM do PPGEEC, os seguintes projetos, que tratam de Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Sistemas de Comunicação, seriam beneficiados com a participação do Professor Visitante: Técnicas avançadas de conformação de feixe para cobertura de rádio-freqüência em sistemas de comunicação digital sem fio, Análise de Tecnologias Emergentes e Avaliação de Parâmetros de Qualidade de Serviço para Redes 5G e Provisão de qualidade de serviço em redes de comunicações baseada em modelagem de tráfego e algoritmos para estimação de recursos necessários. Acredita-se também que o Professor Visitante poderá contribuir em pesquisas dos professores da área de Engenharia Biomédica (Linha de Pesquisa Sinais e Sistemas Biomédicos). Dessa forma, acredita-se que resultados importantes poderão ser obtidos com aplicação de ferramentas de IA em pesquisas na área da saúde, como por exemplo processamento e classificação de sinais biomédicos.