Projeto de Autoavaliação

Os princípios da autoavaliação do PPGEEC são veracidade, honestidade, transparência, impessoalidade e imparcialidade.

O PPGEEC utiliza como ferramenta de gestão o planejamento estratégico, vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2023-2027) da UFG, e baseia-se nos quesitos e itens da ficha de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) para o estabelecimento de objetivos e metas. A autoavaliação é um instrumento importante para ações corretivas do planejamento estratégico.

As abordagens de avaliação incluem:

  • Dimensão 1 - Sucesso dos estudantes: qualidade das dissertações e teses, qualidade da aprendizagem, e a não evasão.
  • Dimensão 2 - Sucesso dos docentes e técnicos: qualidade da orientação, capacitação, qualidade do ensino e do apoio técnico.
  • Dimensão 3 - Sucesso do PPG de maneira global: egressos, inserção social e internacionalização.

Os resultados do processo de autoavaliação serão utilizados na atualização do planejamento estratégico, na correção de pontos fracos, na potencialização dos pontos fortes, na prevenção das ameaças e no aproveitamento das oportunidades. Também serão aplicados para auxiliar nas tomadas de decisão e guiar mudanças necessárias.

Os resultados do processo de autoavaliação serão utilizados na atualização do planejamento estratégico, na correção de pontos fracos, na potencialização dos pontos fortes, na prevenção das ameaças e no aproveitamento das oportunidades. Também serão aplicados para auxiliar nas tomadas de decisão e guiar mudanças necessárias.

A implementação, o acompanhamento e a análise dos resultados da autoavaliação, bem como as tomadas de decisões serão realizados pela Coordenação do PPGEEC, pelos responsáveis pelos eixos do planejamento estratégico e pelas Comissões do PPGEEC. A periodicidade da coleta de dados será anual. 

Considerando a missão do PPGEEC, que é “Capacitar e formar profissionais de alto nível para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e na produção de novos conhecimentos em Engenharia Elétrica e de Computação”, bem como entendendo como “qualidade” a capacidade de gerar resultados de impacto para a sociedade (efetividade), por meio da utilização ótima dos recursos (eficiência), o PPGEEC avaliará os seguintes aspectos: 1) Programa, 2) Formação, e 3) Impacto na Sociedade.

A implementação, o acompanhamento e a análise dos resultados da autoavaliação, bem como as tomadas de decisões serão realizados pela Coordenação do PPGEEC, pelos responsáveis pelos eixos do planejamento estratégico e pelas Comissões do PPGEEC. A periodicidade da coleta de dados será anual. 

Para conhecer o conteúdo do Projeto de Autoavaliação do PPGEEC (quadriênio 2021-2024), clique aqui.

Documentos anexos ao Projeto de Autoavaliação do PPGEEC:

Formulário de Diagnóstico e Avaliação do PPGEEC - Docentes.

Formulário de Avaliação do PPGEEC - Visão dos discentes regulares.

Em 2022, foi realizada uma autoavaliação do biênio (2020-2021), para acessar a projeto de Autoavaliação do PPGEEC - 2020 a 2022: Projeto de Autovaliação.