Objetivos e Projeto Político Pedagógico

 

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (Mestrado Acadêmico) foi iniciado em 1998 e, desde então, a relação orientador-orientando sempre foi valorizada através do fomento às atividades extra-classe, pesquisa e vida acadêmica. A objetividade aliada a um número adequado de disciplinas, com o passar do tempo, constituem um incentivo para a redução do tempo médio de titulação para os níveis aceitáveis e apontam para um aumento da produção relevante vinculada aos trabalhos de conclusão (dissertações). O redimensionamento da grade de disciplinas em 2004, em atenção ao maior amadurecimento dos objetivos, permitiu maior flexibilidade/adaptabilidade e consolidação estratégica. Em 2005, foram sanados problemas apontados pelo comitê de avaliação e foi mantido o objetivo de se aumentar a interação multidisciplinar como meio para se alcançar maior equilíbrio entre as linhas de pesquisa e a consolidação das mesmas. Em 2009, o corpo docente do Programa foi reestruturado, mediante aplicação de uma resolução interna de credenciamento e recredenciamento docente. Foram credenciados 8 (oito) Docentes Permanentes e 2 (dois) Docentes Colaboradores visando obter maior produtividade intelectual no triênio 2010-2012. Tal fato rapidamente acarretou impacto, aumentando a motivação do quadro docente, com reflexo imediato na produção relevante do Programa. Com a reestruturação do corpo docente, viu-se a necessidade de se implantarem somente duas linhas de pesquisa de forma a abranger as áreas de pesquisa de tal corpo: Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Inteligentes e Computação Aplicada. Isso se deveu à alta correlação entre aquelas linhas pré-existentes, tanto em relação aos trabalhos produzidos quanto à interação entre seus docentes.

Os objetivos têm se concretizado no decorrer dos anos com a devida observação às recomendações do comitê de avaliação constituído pela Capes e com o amadurecimento do corpo docente do Programa. O nítido progresso dos indicadores de qualidade foi expresso na avaliação do triênio 2007-2009. No triênio, 2010-2012, os indicadores continuaram melhorando, especialmente aqueles impactados pela produção intelectual relevante, fato que foi comprovado pela obtenção do Conceito 4, na última Avaliação Trienal.

Em dezembro de 2014, foi aprovado pela Capes o projeto de Doutorado e, a partir de março de 2015, o Programa passou a contar com os níveis de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Em 2015, foram admitidos 21 alunos de Doutorado.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da EMC/UFG tem por objetivo principal atuar na formação de pesquisadores e na qualificação de recursos humanos especializados nas áreas de Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Inteligentes e Computação Aplicada, com independência para executar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, de forma interdisciplinar e com visão multi-referencial.

Objetivos específicos do Programa.

    1. Estimular a pesquisa e desenvolver o corpo de conhecimentos na área de Engenharia de Sistemas e de Computação.
    2. Atuar na formação de pesquisadores comprometidos com a investigação de problemas relevantes para desenvolvimento da área, melhoria da qualidade de vida em sociedade e preservação do meio ambiente.

O profissional egresso do Programa de Engenharia Elétrica e de Computação deverá apresentar um conjunto de saberes em uma das duas linhas de pesquisa oferecidas, com expertise estabelecida em uma das áreas de concentração do curso.

Espera-se que o egresso, ao final de sua pós-graduação, tenha gerado avanços no estado da arte em sua pesquisa. Além disso, espera-se que o egresso entenda que a pesquisa realizada foi uma oportunidade de crescimento pessoal e, sobretudo, uma oportunidade para contribuir com a a solução de problemas relevantes para a sociedade. Nesse sentido os Docentes e o Programa conduzirão práticas pedagógicas e de pesquisa que encorajem os egressos a produzir inovações advindas de suas pesquisas voltadas ao setor produtivo.

O profissional formado estará habilitado a definir, analisar, projetar, coordenar e executar projetos de sistemas que sejam criativos, adaptativos, efetivos e que envolvam sistemas digitais ou computacionais, especialmente em áreas onde saberes multidisciplinares, por exemplo, que envolvam interface com sistemas biológicos, sejam necessários, bem como terá capacidade para liderar e integrar equipes multidisciplinares. São áreas de aplicação possíveis, mas não limitadas a essas: interfaces, novas aplicações e métodos computacionais adaptativos, processamento de sinais, aplicações em teleprocessamento, aplicações em computação e inovação tecnológica.

Mais informações sobre o PPGEEC (More Information about the Program) Clique aqui 

 

Projeto Político Pedagógico do PPGEEC

A missão, a visão, as diretrizes, as estratégias e os objetivos adotados, assim como as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos de pesquisa expressam e orientam as práticas pedagógicas abraçadas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) do PPGEEC.

O PPP procura articular e interconectar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPGEEC, integrando e dando maior consistência e coerência aos conteúdos das disciplinas que conformam a estrutura curricular e o conjunto de habilidades e competências a serem desenvolvidas. 

O egresso do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação da UFG, como mestre ou doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, deverá:

  • Demonstrar conhecimentos aprofundados e habilidades de pesquisador nas áreas de Engenharia Elétrica e de Computação;
  • Produzir pesquisa como contribuição significativa à área no contexto nacional e internacional;
  • Manter a produção científica de qualidade, em periódicos avaliados pelo sistema
    Qualis, livros, capítulos de livros, dando sequência a sua proposta investigativa efetivada na formação pós-graduada e aprimorando seus conhecimentos na área;
  • Incorporar a dimensão investigativa na sua docência;
  • Produzir pesquisas que contribuam significativamente como alternativas às empresas, indústrias e setor produtivo;
  • Incorporar em seu habitus profissional uma postura dialógica, crítica, cooperativa e
    ética, requisitos fundamentais para o desenvolvimento de pesquisa;
  • Reconhecer as concepções, ideias e produções científicas que circulam no momento de sua formação;
  • Compreender a necessidade da continuidade do seu desenvolvimento profissional,
    sendo divulgador da concepção provisória e temporal do conhecimento.

 

No link a seguir se tem acesso ao documento cuja finalidade é de apresentar a versão atual do Projeto Político Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Federal de Goiás (UFG): Projeto Político Pedagógico.